Páginas

24 setembro 2016

Tipos de argilas e seus benefícios

 
   Sempre ouvi muito falar sobre as Argilas, os benefícios e como elas são boas tanto para tratamentos estéticos como em terapias.  Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo. Sua composição é alumínio (oxido de alumínio), sílica (oxido de silício) e água. 


Benefícios da Argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo.  Existem vários tipos de argila, cada uma possui diferentes substâncias.  Conheça seus benefícios:

  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo 
  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.

Tipos de cada Argila:

Argila brancaÉ a mais leve de todas. Usada em mascaras faciais e shampoos para cabelos secos. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Pode ser usado em todo tipo de pele. 

Argila Verde: : A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Também utilizada para cabelos oleosos. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida e analgésica. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele.

Argila Vermelha: É indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estruturas das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.  É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. Tem ação hidratante, previne o envelhecimento da pele, redutora de medidas e peso e ativa a circulação.

Argila Amarela: A argila dourada é rica em silício; tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas. Atua na flacidez cutânea, também é hidratante,  indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.

Argila Rosa: É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis, delicadas, cansadas e sem viço. Possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.  Ajuda a auxiliar a eliminar celulite e gordura localizada, auxilia nos tratamentos de flacidez tissular e devolve a luminosidade.
Argila Cinza: Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante. Ação antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

Argila Preta:  A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente em peles oleosas.  Ação anti-inflamatória, absorvente e anti-stress.


Como usar: 

Antes de usar a pele deve estar limpa e sem maquiagem, pegue uma colher de plastico( umas 2 medidas) e coloque água, pode ser temperatura ambiente ou morna. Misture até virar um creminho com consistência pastosa e grossa. Aplique a pasta no rosto, tendo cuidado com os olhos e boca. Li em alguns sites para não utilizar a colher de metal, pois perde os benefícios, então sempre melhor evitar. Se a sua escolhida for a argila verde, ao ter contato com o rosto você pode sentir repuxar ou pinicar, é normal. Espere até secar na pele, demora certa de uns 20 minutos, nesses minutos esperando você pode fazer uma hidratação no cabelo, com óleo de rícino ou um kit ótimo da Acqua flora efeito liso, ai vai ver que passa rapidinho. Passado os minutos só retirar com água gelada. Enxugue delicadamente e não use nenhum tipo de maquiagem ou creme durante 2 HORAS no minimo. 



Onde comprar:   Se na sua cidade tem uma loja chamada Mundo verde, onde vende produtos naturais, pode passar lá que vai achar, ( é mais fácil achar a verde e a branca)


Minha avaliação: 

A unica que utilizei foi a Argila verde, minha pele é bastante oleosa e com manchinhas, como vi que era ação clareante quis experimentar logo essa, mesmo sendo natural minha pele não se adequou, e assim que utilizei fiquei com bolinhas pequenas, tipo alergia. Não sei se é normal ficar assim, mais achei estranho. Usei umas 5 vezes e todas obtive o mesmo resultado. Testarei as outras para ver se cai melhor na minha pele.


Alguém já usou as outras? me digam no comentário. 

Um comentário:

  1. Oi Mari, adorei, não sabia quase nada sobre tratamentos com argilas. Minha pele também é oleosa, será que também vou ter o mesmo resultado? :/ Aqui tem Mundo Verde, vou comprar de alguma outra pra experimentar, qualquer coisa volto aqui nos comentários pra te contar o que achei :) Beijos

    ResponderExcluir

 renata massa